É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. |
O câncer de boca é o 6º tipo de câncer mais comum entre os homens e o 8º entre as mulheres.- O percentual de incidência entre as mulheres saltou de 18%, na década de 90, para 31%, atualmente.
O tabagismo é responsável por 90% dos casos, o etilismo é responsável por 80% dos casos. Fumar e beber aumenta em mais de 30 vezes o risco de contrair a doença.
São detectados 14 mil novos casos por ano, no Brasil, sendo quase 4 mil somente no Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário